- A CAPACITAÇÃO de técnicos, especialistas e professores
universitários nas áreas de sensoriamento remoto e meteorologia
espacial, visando ASSEGURAR a aplicação desses conhecimentos
nas atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados
ao planejamento e gerenciamento dos recursos naturais e monitoramento do
meio ambiente.
- A APERFEIÇOAMENTO teórico e prático de técnicos,
especialistas e professores universitários nas metodologias e técnicas
de sensoriamento remoto e meteorologia espacial, visando AMPLIAR o uso e
as aplicações desses conhecimentos em projetos específicos
de pesquisa e aplicações;
- A DISSEMINAÇÃO das ciências e tecnologias espaciais, visando
CONSTRUIR a consciência crítica sobre a utilização
desses conhecimentos no cotidiano das sociedades, de maneira a comprometê-los
nas decisões gerenciais, político-social e econômicas;
- Atender a demanda existente e ampliar as perspectivas de aplicação
das ciências e tecnologias espaciais na sociedade, com ênfase
no sensoriamento e meteorologia espacial.
Os elementos a serem utilizados para avaliar se as metas foram atingidas são:
- número de profissionais e especialistas da área treinados no campus;
- crescimento do número de profissionais com conhecimento em sensoriamento remoto
e meteorologia espacial nas organizações públicas,
privadas e universidades;
- aumento de demanda de profissionais liberais, administradores e tomadores de decisão
interessados em conhecer as tecnologias espaciais;
- participação em projetos de pesquisa e de aplicações de programas integrados,
nacionais e internacionais, destinados ao estudo e análise do meio
ambiente e inventário dos recursos naturais;
- crescimento do número de artigos e editoriais sobre sensoriamento remoto e meteorologia
espacial nos meios de comunicação em geral;
- aumento das disciplinas de sensoriamento remoto e meteorologia espacial nos curricula
de ensino superior, nos cursos de ciências naturais e áreas afins;
- aumento da demanda de produtos e tecnologias espaciais;
- reformulação dos conteúdos curriculares de geografia, ciências naturais
e disciplinas afins, introdução de tópicos associados
as ciências e tecnologias espaciais, nas escolas de ensino fundamental e médio;
- estabelecimento de espaços junto a sociedade para discussão sobre o uso e
as aplicações das tecnologias espaciais no seu cotidiano,
enquanto resultado dos indicadores anteriores.