A A A
:: Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024
Organização:    


Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Eventos - 2003A

2003B 2003A 2002 1998 1997 1995


Local: INPE

Instituto de Computação – IC 301 -UNICAMP.


Quinto “Workshop” do ambiente de teste com injeção
de falhas por software -- ATIFS


Data: 27 de Agosto de 2003

Horário: das 9:30 ás 17:00hs


Programa:

1.   O projeto ATIFS: estado atual e oportunidades de pesquisa -
Dra.Eliane Martins
Download

O ATIFS (Ambiente de Testes e Injeção de Falhas por Software) é um projeto conjunto entre o IC-Unicamp e o INPE visando o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas de testes. Serão apresentadas a arquitetura do ATIFS bem como as ferramentas existentes atualmente. Propostas de projetos futuros serão também apresentadas.


2.   Validação do ATIFS utilizando o Protocolo de Conferência do projeto Cotê de Resyste -
Leonardo Pondian Tizzei
Download

A especificação e implementação correta e mutantes de um Protocolo de Conferência podem ser encontrados na página WEB do Projeto Cotê de Resyste. Este material tem propósito de ser submetido a testes por diferentes projetos e ferramentas para fins de comparação. Neste trabalho serão apresentados resultados quando utilizando as ferramentas do ATIFS.


3.   Validação de uma Plataforma de Testes utilizando projeto-piloto da Área AeroEspacial –
Deisy Mazzini

Resultados da validação da Plataforma de Testes ATIFS utilizando conceitos sobre máquinas de estado e transições e tendo como alvo de testes o software de Telemetria do projeto MASCO do INPE (recepção de telemetria do telescópio a ser lançado em um balão) serão apresentados.


4.   FSofist – arquitetura reutilizável e injeção de falhas aplicadas ao software de telemetria do projeto MASCO/INPE
Anderson Nunes Paiva Morais

A ferramenta fSofist implementa a arquitetura para teste de protocolo de comunicação denominada ferry-clip. Nessa apresentação será mostrada a validação de uma aplicação espacial real desenvolvida pelo INPE, na qual foi utilizada a ferramenta fSofist para apoio aos testes. Serão apresentadas a descrição da ferramenta e os resultados obtidos nos teste de injeção de falhas da aplicação. Será mostrada também a adaptação da ferramenta para os testes do Protocolo de Conferência.


5.   Uma arquitetura de testes para Computadores de Bordo -
Cláudia S. da Silva
Download

A principal característica de sistemas computacionais utilizados em satélites, ou aplicações espaciais é a confiabilidade, portanto, é necessário investir no processo de desenvolvimento do sistema. Objetivando investir neste processo, mais especificamente nos testes, uma arquitetura de testes para Computadores de Bordo será desenvolvida.


6.   Testes de aplicações web: uma metodologia com base na UML -
Daniele Constant Guimaraes
Download

Uma estratégia baseada na especificação do sistema para auxiliar nos testes de aplicações web será apresentada.


7.   Processo de Teste de Conformidade com Injeção de Falhas -
Ana Maria Ambrosio
Download

O processo de teste de conformidade para protocolos segundo a norma ISO/IEC 9646 pode ser complementado com teste por injeção de falhas para validação de software de sistemas espaciais. Uma proposta deste processo tendo como suporte as ferramentas do ATIFS será apresentado.


8.   O ATIFS na Plataforma para Validação e Integração de Software em Sistemas Espacias -
Maria de Fátima Matiello-Francisco
Download

As experiências adquiridas com a utilização do ATIFS em aplicações da área espacial e as perspectivas de evolução de métodos, técnicas e ferramentas para teste de software no contexto do projeto PLAVIS (um projeto de cooperação entre várias instituições acadêmicas e o INPE, cria oportunidades para que o estado da arte em testes de software, materializado pela academia em protótipos de ferramentas e metodologias de testes, sejam validados em testes de aplicativos da área espacial).


9.   Encerramento

Palavras finais da coordenadora do projeto.


Observações:

- das 13:00 às 14:00 hs – reunião do grupo de teste.

- das 14 :00 às 15 :00 hs - almoço.

- duração de cada apresentação: 20 minutos.

- perguntas e comentários: 10 min após a apresentação .