O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promove atividades no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, como parte de sua programação durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano acontece de 19 e 25 de outubro sob o tema “Luz, Ciência e Vida”.
A abertura da
exposição “Raios”, às 19 horas de segunda-feira (19), marca o início do evento. Na ocasião haverá uma palestra com o diretor do INPE, Leonel Perondi. A exposição permanecerá aberta no Pavilhão São José do Parque de terça a sábado (20 a 24), das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no domingo (25) das 9h às 12h.
Serão exibidas imagens de raios de seis estados do Brasil, fruto do concurso “Foto do Mês” realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE. Lançado em dezembro de 2014, o concurso elege a melhor foto de raios de cada mês e já recebeu cerca de mil fotos. A exposição inclui, é claro, uma foto de raios em São José dos Campos, cidade que recebe por ano cerca de 12 raios por quilômetro quadrado.
Dentro do tema da SNCT, um encontro filosófico na quinta-feira (22) com os pesquisadores do INPE Eduardo Abramof e João Braga abordará “As Fontes de Luz Artificial: da Lamparina à Luz Síncrotron” e o “Papel Essencial da Luz na História do Universo e na Evolução Biológica”.
O INPE oferecerá ainda oficinas aos visitantes do Parque. No sábado (24), às 10 horas, o pesquisador Marcelo Saba apresentará “Demonstrações de Física e Ciência Espacial”. Às 15 horas, a oficina “Clima Espacial: o que eu tenho a ver com isso?” será ministrada por Clezio De Nardin, responsável pelo Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace) do INPE.
A programação de sábado se encerra com uma sessão de cinema. O filme “Fragmentos de Paixão”, que esteve em cartaz na rede Cinemark, será exibido ao ar livre no Vicentina Aranha e promete responder como um raio pode mudar uma vida. O primeiro filme sobre os raios no Brasil apresenta a temática em uma perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas. No filme, são apresentadas seis vidas, seis histórias distintas, que mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes.
No domingo (25), às 10 horas, a pesquisadora Dilce Rossetti ministra a oficina “Mudanças ambientais na Amazônia vistas do Espaço”, que traz resultados de estudos baseados em dados espaciais. O conhecimento do meio físico da Amazônia e de sua biodiversidade no presente e passado geológico é chave para prever como a fauna e flora se comportarão diante de mudanças ambientais futuras, que já estamos experimentando nos tempos atuais. Durante a oficina, também será apresentado o documentário “GEOBIAMA - Geologia e Biodiversidade da Amazônia”, sobre estudos da pesquisadora do INPE.