A A A
:: Domingo, 19 de Maio de 2024
Organização:    


Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

2000

2005 2004 2003 2002 2001 2000 1999 1998 1997



Relatório Interno Inpe

ATIFS - Ambiente de Teste baseado em Injeção de Falhas por Software

Período: Janeiro a Novembro de 2000

Data: 08 de Dezembro de 2000

Ana Maria Ambrosio - DSS



1. Principais Resultados e Atividades Desenvolvidas por Programa/Linha de P&D:

1.1. Projetos/trabalhos concluídos e os benefícios gerados.

Um protótipo da ferramenta que implementa o Subsistema de Suporte a Execução (SSE), denominada fSOFIST, foi concluído neste ano.

Do ponto de vista de construção das ferramentas, o projeto ATIFS atingiu seu desafio, contando, hoje, com um conjunto de ferramentas que permitem geração automática de teste a partir de uma especificação formal, injeção de falhas por software, execução controlada de testes e análise dos resultados.

Apesar de ainda não ter sido possível utilizar o conjunto das ferramentas do ATIFS de forma integrada, o domínio dos conceitos fundamentais que nortearam o projeto ATIFS, quais sejam:

  • minimização do esforço do projetista de software na geração dos casos de testes para validação de sistemas de software especificados por máquinas de estados finitos;
  • seleção dos casos de testes nos quais falhas serão injetadas;
  • execução controlada dos testes;
  • organização dos resultados dos testes efetuados em relatórios;
  • análise e estatísticas dos resultados dos testes;

tem permitido à Divisão de Sistemas de Solo (DSS) maior familiarização com a abrangência do processo de teste de software.

Estes conceitos tem auxiliado o grupo de sistemas da divisão na especificação dos testes de sistemas de software em novos projetos, como é o caso do Plano de Teste de Sistema para validar a operação solo-bordo no projeto do Microsatélite Franco- brasileiro (FBM).

Outro caso é o acompanhamento da especificação do ambiente de teste a ser utilizado para testes em solo da unidade aviônica do Sistema Palete Expresso que está sendo fornecido pelo Brasil à NASA como parte do envolvimento brasileiro no projeto da Estação Espacial Internacional.


1.2. Resultados parciais obtidos.

Conclusão de uma tese de mestrado no Instituto de Computação da Unicamp.


1.3. Principais campanhas técnico-científicas realizadas, identificando:

Nenhuma campanha foi realizada.


1.4. Comparação entre metas previstas e realizadas.

Atividades previstas para serem iniciadas no ano 2000:


  1. melhoria na ferramenta CONDADO, tanto para se tornar mais amigável ao usuário como incorporando outra técnica na geração dos testes;
  2. conclusão da camada G.O. no padrão ODBC ou o uso de uma plataforma de integração de ferramentas (por exemplo SoftBench, Tooltalk, etc.);
  3. avaliação das ferramentas implementadas (subsistemas SDT, SGS e STR) através do uso delas para testar aplicações reais existentes no INPE.
  4. implementação das ações semânticas e geração de código (back-end) para a LEP, integrando os sub-sistemas SDT (ferramenta CONDADO e verificador de propriedades da MEF) e STR;
  5. publicação dos documentos de projeto e manuais de usuários das ferramentas desenvolvidas.

Atividades realizadas durante o ano de 2000:

  1. estudo para extensão à ferramenta CONDADO, incorporando a técnica para a geração de parâmetros com base em testes de domínios;
  2. uma versão da ferramenta fSOFIST (equivalente ao subsistema SSE) concluída e uma interface usuário iniciada.
  3. implementação de melhorias na interface para o Subsistema de Definição dos Testes (SDT), iniciada.

Comparação:

A conclusão da ferramenta fSOFIST não estava prevista pois dependia da conclusão de uma tese de mestrado. Por outro lado não foi possível cuidar da publicação dos documentos e manuais do usuário, uma vez que algumas interfaces ainda não estão concluídas. A conclusão da camada GO e a avaliação das ferramentas implementadas (uso das mesmas em aplicações reais) não foram realizadas em virtude da não disponibilidade de pessoal.


1.5. Análise e comentários sobre os principais destaques e problemas verificados no período, e comparação com o desempenho do ano anterior.

Como destaque podemos citar a seleção do artigo CONDADO, para publicação na revista Software Quality Journal, fruto dos trabalhos realizados no ano anterior. Entretanto, a não disponibilidade de pessoal para validação das ferramentas este ano impossibilitou a obtenção de resultados para outras publicações de porte similar.


2. Publicações Técnico-Científicas

Publicação em revista do artigo “ConData: a tool for automating specification-based test case generation for communication systems” - autores: Dra. Eliane Martins, Selma B. Sabião e Ana Maria Ambrosio - revista: SOFTWARE QUALITY JOURNAL, Special Issue on Distributed Systems Testing, edited by Anna Liu and Paddy Nixon, Kluwer - 2000

Dissertação de mestrado do IC/UNICAMP - "F-SOFIST - Uma ferramenta para teste de protocolos tolerantes a falhas", autor: Marcos Renato Rodrigues Araujo, Agosto/2000.

Publicação em anais de workshop "Estrategia de teste de maquinas finitas de estado estendidas". Autores: Flavio Rogerio Uber e Eliane Martins. II Workshop de Tolerância a Falhas (WTF), Curitiba, PR, julho/2000, pp46-51.


EQUIPE DE TRABALHO

Dra. Eliane Martins IC/UNICAMP -
Ana Maria Ambrosio INPE -
Maria de Fatima M. Francisco INPE -
Flávio R. Uber IC/UNICAMP aluno de mestrado


ATIVIDADES PARA O ANO 2001:

  1. extensão à ferramenta CONDADO,
  2. implementação de uma interface usuário para a ferramenta fSOFIST (SSE) e aplicação de testes para validação desta ferramenta,
  3. implementação de melhorias na interface para o Subsistema de Definição dos Testes (SDT),
  4. realização de um workshop do ATIFS em fevereiro de 2001, durante o qual pretende-se definir um projeto simplificado para aplicação das ferramentas do ATIFS de forma integrada caracterizando-se num estudo de caso.