Descrição da III Edição

Alunos da III Edição da Escola do Espaço em Visita ao Centro de Visitantes "Roberto Pereira da Cunha" - INPE São José dos Campos

A idealização de um sonho acalentado durante muitos anos pela Coordenadora do Programa Escola do Espaço tornou-se, enfim, uma realidade concreta, graças ao sucesso que vem sendo alcançado nas edições anteriores e na consolidação desse Programa.
E
ntretanto, este sucesso deve-se, sobremaneira, ao esforço conjunto de toda a equipe de organização do evento, do corpo docente, dos patrocinadores, bem como do apoio de instituições como o INPE, a AEB e o CTA/IAE.
O
s resultados alcançados com a terceira edição da Escola do Espaço mais do que comprovam esse sucesso e impulsionam a Coordenação e todos os profissionais envolvidos neste Projeto, a continuarem a tarefa de motivar o estudante de nível médio a eleger uma carreira voltada à área espacial.
A
III Escola do Espaço foi realizada no período de 4 a 14 de novembro de 2001 e contou com a participação das escolas públicas e particulares de várias localidades.
C
omo se pode notar, nesta edição, o período de realização do evento foi prolongado e o programa incrementado, dando a oportunidade de participação a várias empresas que trabalham com produtos de satélite, como por exemplo, a Avibrás Aeroespacial, a Globalsat, a TV Vanguarda Paulista, além de visitas programadas a diversas divisões do INPE, na cidade de Cachoeira Paulista/SP.

Aula da Avibrás e o seu programa aeroespacial realizada pelo Sr. Sami Youssef Hassuani da Avibrás Aeroespacial

 

Aula realizada na TV Vanguarda Paulista pelo Eng. Sandro Eduardo A. Sereno sobre "Os satélites de comunicações e o seu uso nas transmissões de televisão"

 

Visita ao Laboratório de Geração de Imagens de Satélite
O DGI (Divisão de Geração de Imagens) em Cachoeira Paulista

Participaram, desta edição, escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental e médio de São José dos Campos/SP (8ª série e 1ª e 2ª séries, respectivamente) e escolas públicas e particulares do ensino médio (1ª e 2ª séries) das demais cidades das Regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo.
Além destas regiões, participaram do processo de seleção alunos oriundos das escolas públicas e particulares do ensino médio das cidades de Natal/RN, Cuiabá/MT, São Luís/MA e Porto Alegre/RS.

Os critérios adotados na seleção do aluno pelas escolas foram:

- cada escola pôde apresentar apenas um candidato, que deveria ter boas notas e boa freqüência, tendo que justificar a indicação;

- o candidato deveria apresentar um formulário preenchido juntamente com o comprovante de notas e freqüência.

Uma equipe composta por sete professores do Corpo Docente da Escola do Espaço fez parte da Comissão de Avaliação da terceira edição onde foi realizada a seleção dos candidatos apresentados pelas escolas.
E
ntre os critérios para essa seleção foram considerados: o histórico escolar do aluno (notas e freqüência), o interesse dele pela área espacial, a coerência das respostas do formulário preenchido pelo aluno bem como da redação que foi solicitada, entre outros.
Foram selecionados 21 alunos, sendo 17, oriundos de escolas da rede pública e particular de ensino das seguintes cidades do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo: Jacareí, São José dos Campos, Caçapava e Cruzeiro e 4 oriundos de Natal/RN, São Luís/MA, Cuiabá/MT e Porto Alegre/RS.
O
s alunos selecionados para participarem da III Escola do Espaço receberam uniformes, camisetas, bonés, pins, pastas e o material didático, material este utilizado durante toda a permanência deles nas dependências do Instituto.

Topo