15/07/2020,22:03:23
Fale Conosco
:: Quarta-feira, 15 de Julho de 2020
A A A







Valid XHTML 1.0 Strict  CSS vlido!

Serviço Aplicativo GNSS

Voltar
Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS)

(www.inpe.br/tec/rme/gnss)


OBJETIVO

Disponibilizar informações relacionadas com a aquisição de dados realizados a partir de estações GNSS ("Global Navigation Satellite System") fixas e sempre que disponíveis, incluindo dados meteorológicos (temperatura, pressão e umidade) adquiridos por estação meteorológica associada a cada uma das estações GNSS, no caso. As informações disponíveis são apresentadas sob a forma de PRODUTOS. Alguns PRODUTOS oferecidos por este Serviço Aplicativo estão disponíveis para acesso público. Outros PRODUTOS derivados deste mesmo Serviço Aplicativo podem vir a ser disponibilizados para eventuais usuàrios requisitantes, desde que eles possam vir a ser previamente autorizados pelas respectivas autoridades de controle dos dados que estão associados aos PRODUTOS sendo solicitados.

BREVE HISTÓRICO

Este Serviço Aplicativo foi iniciado a partir de trabalho de cooperação realizado em 1992, em apoio à Campanha EPOCH´92. A campanha EPOCH′92 foi o esforço pioneiro, mundial, que permitiu a criação e a consolidação do Serviço IGS ("International Geodynamics GPS Service"). Para dar suporte à campanha EPOCH′92 esta atividade do INPE atuou em esforço conjunto com as entidades Brasileiras: IBGE, USP, UNESP-Ilha Solteira, UFPR e com as entidades Internacionais: NASA/JPL (EUA) e IGU ("Internatinal Geophysical Union"), dentre outras. Em 1999, este trabalho de cooperação do INPE evoluiu, através de acordo de cooperação internacional em Geodésia Espacial, partilhado pelo INPE, AEB (Agência Espacial Brasileira) e NASA (EUA). No caso da NASA (EUA), esta cooperação envolve o seu "Office of Earth Service", o JPL ("Jet Propulsion Laboratory") da CALTECH e a UNAVCO ("University NAVSTAR Consortium"), a serviço da NASA, localizada em Boulder, Colorado, EUA. A estação GNSS/GPS CHPI, de propriedade da NASA, localizada e operando desde 2001 no INPE, em Cachoeira Paulista, SP, desde 2001, resulta deste acordo internacional de cooperação. A partir de 2009, este Serviço Aplicativo passou a ser gradualmente expandido com a inclusão de coleta regular de dados de outras estações GNSS, adicionais. Atualmente, as estações GNSS adicionais que tem seus dados coletados e disponibilizados por este Serviço Aplicativo pertencem ou estão sob responsabilidade de Autoridades de Controle pertencentes às seguintes organizações ou instituições: 1) A Rede RBMC-IP, do IBGE/Brasil; 2) Projeto SIPEG da Divisão de Geofísica Espacial (DGE), do INPE/MCTI; 3) Laboratório de Geodésia Espacial, do FCT/UNESP/Presidente Prudente, SP.

PESQUISAS RELACIONADAS NO INPE/MCT

O INPE/MCT possui cinco atividades de pesquisa com interesse na utilização dos dados adquiridos por estações GPS. Estes dados são regularmente colocados à disposição destes grupos de pesquisa.
Pelo menos cinco atividades de pesquisa do INPE/MCT tem interesse em dados de estações GNSS, sendo que uma delas é também fonte de dados GNSS. As cinco atividades são as seguintes:

Atividades de Pesquisa no INPE/MCT
que utilizam dados GNSS
Usuário
Provedor
Autoridade de
Controle
ISIP
Pesquisa do INPE em Cintilação e Conteúdo Eletrônico Total
IRTS
Pesquisa do INPE em Física Atmosférica
IRAP
Pesquisa do INPE em Sistema de Navegação em Tempo Real
IRRN
Pesquisa do INPE em Atraso Troposférico Zenital (ZTD)
IZTD
Divisão de Satélites Ambientais (DSA) do INPE
IDSA


As atividades IRTS e IRAP estão concentradas na Divisão de Aeronomia (DAE) da Coordenação-Geral de Ciências Espaciais e da Atmosfera (CEA) e a atividade IRRN, na Divisão de Mecânica Espacial e Controle (DMC), da Coordenação-Geral Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE), do INPE/MCT. A atividade IRAP está relacionada com a pesquisa em física da Atmosfera e com suas interações com a Ionosfera e a camada eletricamente neutra (Troposfera). A Divisão DSA/CPT/INPE atua como base de dados (IDSA) das estações GPS CHPI e RECF, bem como sua distribuição. A atividade IZTD está sendo realizada entre o DMD/CPT/INPE e o LGE/FCT/UNESP e tem o propósito principal de estimar o Atraso Zenital Troposférico (ZTD-"Zenithal Tropospheric Delay") com o objetivo de convertê-lo em medidas do conteúdo de vapor d'agua atmosférico ("IWV-Integrated Water Vapor") para serem assimilados em modelos de Previsão Numérica de Tempo (PNT) e de ser utilizado na avaliação da qualidade da modelagem dinâmica do ZTD usando PNT. Para maiores detalhes favor consutar o sítio http://satelite.cptec.inpe.br/zenital/. A atividade ISIP está voltada ao estudo e pesquisa em geodinamica, centrada no chamado Sistema Integrado de Posicionamento GNSS para Estudos Geodinamicos (SIPEG). Esta atividade é realizada na Divisão de Geofísica Espacial (DGE), do INPE.



Aplicações

Os dados originados deste Serviço Aplicativo têm por objetivo beneficiar usuários de pesquisa científica que atuam nas seguintes disciplinas, dentre muitas outras:

           • Monitoramento de modelos geodésicos e geodinâmicos espaciais;

           • Climatologia espacial;

           • Pesquisa de perfis ionosféricos;

           • Pesquisas e monitoramento climático e ambiental;

           • Monitoramento Geodésico;

           • Navegação de solo, marítima, aérea e espacial;

           • Telecomunicações móveis;

           • Sismologia;

           • Movimento Tectônico;

           • Demarcação e monitoramento de áreas rurais e urbanas.


Estações GNSS por Tipos de FLUXO DE DADOS disponibilizados

Este Serviço Aplicativo pode oferecer pelo menos um dos dois (2) tipos de FLUXO DE DADOS para cada estação GNSS:

     1.    Disponibilização do Tipo FLUXO DE ARQUIVOS

O arquivo oferecido por uma estação, caso-a-caso, poderá vir a possuir um dos três (3) formatos: a) RINEX; b) RINEX Compactado (Hatanaka), ou; c) Formato proprietário, do fabricante do receptor GNSS (ex. T02, para o receptor tipo NETR8, da Trimble). Também, caso-a-caso para cada uma das estações GNSS o intervalo de tempo para a disponibilização de cada um dos arquivos do fluxo pode ser um dos três (3), seguintes: a) 15' (minutos); b) 1 h (hora), ou; c) 24 hs (horas);

     2.    Disponibilização do Tipo FLUXO ARQUIVOS (de Tempo Real)

O fluxo binário oferecido, com intervalo de amostragem de um (1) segundo, caso-a-caso para cada uma das estações GNSS, pode observar um dos três (3) tipos seguintes de formatação: a) BINEX; b) Proprietário, do receptor GNSS (ex. RT27, para o receptor tipo NTR8, da Trimble), ou; c) RTCM (3.0, ou outro)



Estações GNSS que disponibilizam Dados do Tipo FLUXO DE ARQUIVOS

As estações GNSS relacionadas a seguir, cada uma delas identificadas de forma universal, única, estão agrupadas em associação a cada um dos seus respectivos proprietários.



PROPRIETÁRIO          ESTAÇÃO GNSS

NASA/JPL(E.U.A)     - CHPI (Cachoeira Paulista, SP)

CNES-IGN (FR)       - CHPG (Cachoeira Paulista, SP)



IBGE/RBMC-IP        - BRAZ (Brasília, DF)

IBGE/RBMC-IP        - ONRJ (Rio de Janeiro, RJ)

IBGE/RBMC-IP        - PRMA (Maringá, PR)

IBGE/RBMC-IP         - RIOD (Rio de Janeiro, RJ)

IBGE/RBMC-IP        - RJCG (Campos dos Goytacazes, RJ)



IBGE/SIPEG            - APSA (Santana, AP)

IBGE/SIPEG            - CEEU (Eusébio, CE)

IBGE/SIPEG            - CEFT (Fortaleza, CE)

IBGE/SIPEG            - CUIB (Cuiabá, MT)

IBGE/SIPEG            - RECF (Recife, PE)

IBGE/SIPEG            - SSA1 (Salvador, BA)

IBGE/SIPEG            - UBA1 (Ubatuba, SP)




NOAA (EUA)            - BRFT (Eusébio, CE)



INPE/SIPEG            - BAT1 (Tefé, AM)

INPE/SIPEG            - BEPA (Belem do Pará, PA)

INPE/SIPEG            - CAAM (Carauari, AM)

INPE/SIPEG            - COAM (Coari, AM)

INPE/SIPEG            - CHRN (Manaus, AM)

INPE/SIPEG            - EMBP (Manaus, AM)

INPE/SIPEG            - JAMG (Jaiba, MG)

INPE/SIPEG            - PTMG (Patos de Minas, MG)

INPE/SIPEG            - SJSP (São José dos Campos, SP)

INPE/SIPEG            - PCSP (Piracicaba, SP)

INPE/SIPEG            - ITBR (Trindade, RJ)



UNESP                    - OURI (Ourinhos, SP)

UNESP                    - PPTE (Presidente Prudente, SP)

UNESP                    - ROSA (Rosana, SP)

UNESP                    - SPJA (Jaboticabal, SP)


Estações GNSS que disponibilizam Dados do Tipo FLUXO BINÁRIO

As estações GNSS relacionadas a seguir, cada uma delas identificadas de forma universal, única, estão agrupadas em associação a cada um dos seus respectivos proprietários.



PROPRIETÁRIO          ESTAÇÃO GNSS

NASA/JPL(E.U.A)     - CHPI (Cachoeira Paulista, SP)

CNES-IGN(FR)        - CHPG (Cachoeira Paulista, SP)



IBGE/RBMC-IP        - BRAZ (Brasília, DF)

IBGE/RBMC-IP        - ONRJ (Rio de Janeiro, RJ)

IBGE/RBMC-IP        - PRMA (Maringá, PR)

IBGE/RBMC-IP        - RIOD (Rio de Janeiro, RJ)

IBGE/RBMC-IP        - RJCG (Campos dos Goytacazes, RJ)

IBGE/RBMC-IP        - RECF (Recife, PE)

IBGE/RBMC-IP        - CEEU (Eusebio, CE)

IBGE/RBMC-IP        - SALU (São Luiz, MA)



UNESP                    - OURI (Ourinhos, SP)

UNESP                    - PPTE (Presidente Prudente, SP)

UNESP                    - ROSA (Rosana, SP)

UNESP                    - SPJA (Jaboticabal, SP)



REGISTRO DE DESCRIÇÃO DE DADOS (DDR)


Os três tipos de dados: de Navegação, de Observação e Meteorológicos, obtidos por uma estação GPS obedecem a um formato próprio de apresentação denominado RINEX II (Versão 2.11), normalizado pela comunidade internacional do Serviço IGS. O Registro de Descrição de Dados, ou DDR ('Data Description Record') associado a cada um dos formatos RINEX para dados de: Navegação, Observação e Meteorologia, é fornecido para conhecimento e instrução dos interessados em dados GPS:

6.1
6.2
6.3


EXEMPLO DE DADOS EM FORMATO RINEX ADQUIRIDOS POR ESTAÇÃO GPS

Apenas a título de ilustração, são apresentados três tipos de arquivos com dados reais de uma estação GPS, estruturados em formato RINEX (versão 2.11):

5.1
5.2
5.3



CATÁLOGO GERAL DE DADOS DISPONÍVEIS

O catálogo geral de dados indica os horários do dia em que foram adquiridos dados com as estações GNSS. Os dados de algumas das estações são recebidos com amostragem de 1 segundo. Dados mais antigos podem estar disponíveis em intervalos de 15, ou mesmo, de 30 segundos, dependendo da estação GNSS que está sendo considerada.

O catálogo geral de dados contém os dados das estações GNSS dos últimos dez dias, atualizado em tempo-real ou quase-real. O intervalo de tempo de amostragem (1 segundo, 15 segundos, etc.) dos dados de cada estação GNSS é também fornecido pelo catálogo geral de dados. Os dados de Observação (O) são fornecidos em formato RINEX ou em formato Hatanaka (extensão D) e, exclusivamente em formato RINEX, os dados de Navegação (N) e, quando disponíveis, os dados de Meteorologia (M), para cada uma das estações GNSS. Estes arquivos estão disponibilizados, cobrindo um período de tempo, declarados no catálago e são apresentados em formato <zip>.

QUALIDADE DOS DADOS DISPONIVEIS

Para compreensão pelo usuário do significado da informação de Qualidade-de-Serviço (QoS) oferecida pelo arquivo S, associado aos dados de Navegação (N) e de Observação (O) e de meteorologia (M) de uma estação GPS, é fornecido um exemplo e o seu respectivo Registro Descritor de Dados (RDD) do arquivo S para fins de ilustração e instrução. O programa TEQc , que pode ser utilizado de acordo com orientação de um documento Tutorial que se encontra disponível, permite ao usuário de um arquivo RINEX obter uma avaliação do mesmo, com a geração do seu arquivo S, associado.



PRODUTOS oferecidos por este Serviço Aplicativo

PRODUTO 1 - CATÁLOGO GERAL de dados disponíveis

O catálogo geral de dados indica os horários do dia em que foram adquiridos dados com as estações GNSS. Os dados de algumas das estações são recebidos com amostragem de 1 segundo. Dados mais antigos podem estar disponíveis em intervalos de 15, ou mesmo, de 30 segundos, dependendo da estação GNSS que está sendo considerada. O catálogo geral de dados contém os dados das estações GNSS dos últimos dez dias, atualizado em tempo real ou quase real. O intervalo de tempo de amostragem (1 segundo, 15 segundos, etc.) dos dados de cada estação GNSS é também fornecido pelo catálogo geral de dados. Os dados de Observação (O) são fornecidos em formato RINEX ou em formato Hatanaka (extensão D) e, exclusivamente em formato RINEX, os dados de Navegação (N) e, quando disponíveis, os dados de Meteorologia (M), para cada uma das estações GNSS. Estes arquivos estão disponibilizados, cobrindo um período de tempo, declarados no catálago e são apresentados em formato <zip>.

PRODUTO 2 - DADOS de estações GNSS

Os dados associados à uma ou mais estações GNSS consideradas por este Serviço Aplicativo podem ser solicitados diretamente à AUTORIDADE de CONTROLE de cada estação GNSS de interesse. Os dados associados à cada uma ou mais estações GNSS poderão vir a ser fornecidos a um eventual SOLICITANTE. Neste caso, o SOLICITANTE, dependendo das estações GNSS pelas quais ele tem interesse de dados coletados, deve se dirigir diretamente, caso-a-caso, à uma ou mais AUTORIDADES DE CONTROLE associados às estações GNSS de interesse. Cada AUTORIDADE DE CONTROLE que vier a autorizar diretamente ao SOLICITANTE o fornecimento dos dados solicitados estará também enviando ao RESPONSÁVEL pela ATIVIDADE RME , executora e mantenedora deste SERVIÇO APLICATIVO, o endereço completo do SOLICITANTE e a autorização expressa e precisa, incluindo especificação das estações GNSS associadas, os tipos de dados e o período de fornecimento de dados que estão sendo autorizados para fornecimento, pela Atividade RME, ao SOLICITANTE.

PRODUTO 3 − OUTROS ACESSOS A DADOS de ESTAÇÕES GNSS

Os dados das estações GNSS oferecidos por este Serviço Aplicativo também estão disponibilizados em base diária, de forma pública, nos seguintes apontamentos:

3.1
Na rede do Serviço IGS ("Internacional Geodynamics GPS Service"), ou, diretamente na respectiva página "IGP Station: CHPI"
3.2
Na rede de informações da UNAVCO (Boulder, CO, EUA)
3.3
Na rede de informações da NASA/CDDIS ("Crustal Dynamics Data Information System")
3.4
Nas páginas da rede RBMC do IBGE; no caso das estações RECF e CEEU




AUTORIDADES DE CONTROLE das estações GNSS deste Serviço Aplicativo

AUTORIDADE DE CONTROLE das Estações do PROPRIETÁRIO INPE/SIPEG

Os dados completos da AUTORIDADE DE CONTROLE e de seus representantes para os PRODUTOS que são oferecidos por este Serviço Aplicativo, associados às estações BAT1, BEPA, CAAM, COAM, CHRN, EMBP, JAMG, PTMG, SJSP, PCSP e ITBR, estão disponíveis para consulta, a seguir e obedecem estrutura descrita em linguagem PVL, dentro dos conceitos recomendados pelo Comitê CCSDS para: 'Member Agency Control Authority Office (MACAO)', 'Control Authority Identification (CAID)' e para: 'Ascendant Control Authority Office (ASCENDANT CAO)'.

CAID: ISIP ASCENDANT_CAO: IDGE STATUS: ACTIVE
NOME (NAME): Projeto Sistema Integrado de Posicionamento GNSS para Estudos Geodinâmicos - SIPEG
RESPONSÁVEL (RESPONSIBLE): Banik de Pádua, Dr. Marcelo
ENDEREÇO (ADDRESS): Projeto Sistema Integrado de Posicionamento GNSS para Estudos Geodinâmicos
Divisão de Geofísica Espacial ­ DGE
Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas ­ CEA
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ­ INPE
Avenida dos Astronautas, 1758
12227-010 São José dos Campos, SP
BRASIL
EMAIL: banik@dge.inpe.br
PHONE: + 55 12 3208 7852
FAX: + 55 12 3208 7898


AUTORIDADE DE CONTROLE das Estações GNSS do PROPRIETÁRIO UNESP/FCT/PP

Os dados completos da AUTORIDADE DE CONTROLE e de seus representantes para os PRODUTOS que são oferecidos por este Serviço Aplicativo, associados às estações OURI, PPTE, ROSA e SPJA estão disponíveis para consulta, a seguir e obedecem estrutura descrita em linguagem PVL, dentro dos conceitos recomendados pelo Comitê CCSDS para: 'Member Agency Control Authority Office (MACAO)', 'Control Authority Identification (CAID)' e para: 'Ascendant Control Authority Office (ASCENDANT CAO)'.

CAID: IFCT ASCENDANT_CAO: IUNE STATUS: ACTIVE
NOME (NAME): Pesquisa em Geodésia Espacial na UNESP
RESPONSÁVEL (RESPONSIBLE): Galera Monico, Prof. Dr. João Francisco
ENDEREÇO (ADDRESS): FCT/UNESP
Rua Roberto Simonsen, 305
CEP 19060 900 - Presidente Prudente, SP
EMAIL: galera@fct.unesp.br
PHONE: + 18 3229 5511
FAX: + 18 3229 5353

AUTORIDADE DE CONTROLE das Estações GNSS do PROPRIETÁRIO IBGE/RBMC-IP

Os dados completos da AUTORIDADE DE CONTROLE e de seus representantes para os PRODUTOS que são oferecidos por este Serviço Aplicativo, associados às estações BRAZ, ONRJ, PMRA, RIOD, RJCG, CEEU, RECF e SALU, estão disponíveis para consulta, a seguir e obedecem estrutura descrita em linguagem PVL, dentro dos conceitos recomendados pelo Comitê CCSDS para: 'Member Agency Control Authority Office (MACAO)', 'Control Authority Identification (CAID)' e para: 'Ascendant Control Authority Office (ASCENDANT CAO)'.

CAID: IMAR ASCENDANT_CAO: IDSA STATUS: ACTIVE
NOME (NAME): Projeto RBMC da Coordenação de Geodésia
RESPONSÁVEL (RESPONSIBLE): Alves Costa, Dra. Sônia Maria, Gerente
ENDEREÇO (ADDRESS): Avenida Brasil, 15671
Parada de Lucas
CEP 21241-051, Rio de Janeiro, RJ
BRASIL
EMAIL: sonia.alves@ibge.gov.br
PHONE: + 55 21 2142 4935
FAX: + 55 21 2142 4859


AUTORIDADE DE CONTROLE da Estação GNSS do PROPRIETÁRIO NOAA-INPE

Os dados completos da AUTORIDADE DE CONTROLE e de seus representantes para os PRODUTOS que são oferecidos por este Serviço Aplicativo, associados à estação BRFT, estão disponíveis para consulta, a seguir e obedecem estrutura descrita em linguagem PVL, dentro dos conceitos recomendados pelo Comitê CCSDS para: 'Member Agency Control Authority Office (MACAO)', 'Control Authority Identification (CAID)' e para: 'Ascendant Control Authority Office (ASCENDANT CAO)'.

CAID: IMAR ASCENDANT_CAO: IDSA STATUS: ACTIVE
NOME (NAME): Rádio-Observatório Espacial do Nordeste (ROEN)
RESPONSÁVEL (RESPONSIBLE): Pereira de Lucena, Dr. Antonio Macílio − Coordenador do Roen
ENDEREÇO (ADDRESS): Rádio−Observatório Espacial do Nordeste (ROEN)
Centro Regional de Nordeste (CRN)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais − INPE
Ministério da Ciência e Tecnilogia e Inovação − MCTI
Estrada do Fio 6000, Eusébio, CE
BRASIL
EMAIL: macilio@roen.inpe.br
PHONE: + 55 85 3260 2266
FAX: + 55 85 3260 2184

AUTORIDADE DE CONTROLE da estação GNSS do PROPRIETÁRIO NASA/JPL-INPE

Os dados completos da AUTORIDADE DE CONTROLE e de seus representantes para os PRODUTOS que são oferecidos por este Serviço Aplicativo, associados à estação CHPI, estão disponíveis para consulta, a seguir e obedecem estrutura descrita em linguagem PVL, dentro dos conceitos recomendados pelo Comitê CCSDS para: 'Member Agency Control Authority Office (MACAO)', 'Control Authority Identification (CAID)' e para: 'Ascendant Control Authority Office (ASCENDANT CAO)'.

CAID: IMAR ASCENDANT_CAO: IDSA STATUS: ACTIVE
NOME (NAME): Cooperação INPE-NASA em Geodésia Espacial
RESPONSÁVEL (RESPONSIBLE): Bergamini, Dr. Eduardo W.
ENDEREÇO (ADDRESS): Atividade em Redes de Informação em Missões Espaciais ­ RME
Coordenadoria de Gestão Tecnológica ­ TEC
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ­ INPE
Avenida dos Astronautas, 1758
12227-010 São José dos Campos, SP BRASIL
EMAIL: e.w.bergamini@uol.com.br
PHONE: + 55 12 3208 6166/6603
FAX: + 55 12 3208 6150

AUTORIDADE DA CONTROLE da Estação GNSS do PROPRIETÁRIO IGN_CNES-INPE

Os dados completos da AUTORIDADE DE CONTROLE e de seus representantes para os PRODUTOS que são oferecidos por este Serviço Aplicativo, associados à estação CHPG, estão disponíveis para consulta, a seguir e obedecem estrutura descrita em linguagem PVL, dentro dos conceitos recomendados pelo Comitê CCSDS para: 'Member Agency Control Authority Office (MACAO)', 'Control Authority Identification (CAID)' e para: 'Ascendant Control Authority Office (ASCENDANT CAO)'.

CAID: IDGI ASCENDANT_CAO: IOBT STATUS: ACTIVE
NOME (NAME): Cooperação INPE-IGN_CNES em Geodésia Espacial
RESPONSÁVEL (RESPONSIBLE): Barbosa, Dr. Ivan M.
ENDEREÇO (ADDRESS): Divisão de Geração de Imagens - DGI
Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ­ INPE
Rodovia Presidente Dutra
Cachoeira Paulista, SP BRASIL
EMAIL: ivan@dgi.inpe.br
PHONE: + 55 12 3186 9207 - + 55 12 9105 9464
FAX: + 55 12 3186

COMENTÁRIOS SÃO BEM-VINDOS!

Se você tiver algum comentário ou sugestão, por favor, envie-os para:
web.rme.tec@dir.inpe.br, ou comunique-o pelos Telefones: +55 (0.xx).12.3208.6166 / 6165 ou pelo Fax: +55(0.xx).12.3208.6150.

Última Modificação: 08 Janeiro de 2014
Curadores do Sítio RME: Eduardo W. Bergamini
(e.w.bergamini@uol.com.br).

Mantenedor Operacional do Sítio RME: Juliano R. S. de Souza
(juliano.souza@dir.inpe.br).

Programador do Sítio RME: Raul Theotonio Dos Santos Castro
(web.rme.tec@dir.inpe.br).

Redes de Informação em Missões Espaciais - RME
Coordenação de Gestão Tecnológica - TEC
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

URL:www.inpe.br/tec/rme
Fone: 55(12)3208-6166/6603
São José dos Campos - SP - Brasil

Dúvidas e sugestões:webmaster@inpe.br



Links Relacionados