Fale Conosco
:: Sábado, 23 de Fevereiro de 2019 
A A A





Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Sensoriamento Remoto

Pós-doutorado

Sempre que o curso tiver disponível alguma bolsa de pós-doutorado, as informações serão divulgadas aqui.

O Programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto torna pública a abertura de inscrições para o Edital PNPD 2019 PG-SER , conforme cronograma abaixo, para a seleção de um (1) candidato ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), conforme o Regulamento constante do anexo I da Portaria CAPES Nº 086, de 03 de julho de 2013.

Cronograma Edital PNPD 2019 PG-SER
Etapas Datas
Período de inscrição De 1 de fevereiro a 1 de março de 2019
Divulgação dos resultados Até 29 de março de 2019
Início de vigência da bolsa 1 de maio de 2019


Pós-doutorado sem bolsa:

Para se inscrever o candidato deverá enviar os seguintes documentos para : secretaria.pgser@inpe.br

  • Carta de intenções, explicitando como o candidato pretende contribuir para o Programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto, indicar em quais disciplinas pode colaborar (catálogo de disciplinas da PG-SER disponível em http://www3.inpe.br/pos_graduacao/cursos/ser/disciplinas.php), quais cursos de curta duração pode ministrar, e em qual linha de pesquisa do curso pretende atuar ou se propõe uma nova linha de pesquisa (http://www3.inpe.br/pos_graduacao/cursos/ser/linhas_pesquisa.php).

  • Dados pessoais (Nome completo; RG; CPF; Passaporte; e-mail; telefones e endereço para contato);

  • Cópia do Currículo Lattes atualizado ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo III da Portaria Nº 086 de 03 de julho de 2013, disponível no endereço:
    http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf;

  • Projeto de pesquisa, com no máximo 20 páginas, contendo: objetivos, justificativa, metodologia, resultados pretendidos, cronograma e referência;

  • Carta de aceite do supervisor (o supervisor precisa ser docente da PG-SER);

  • Cópia do histórico acadêmico e diploma de doutorado (caso ainda não tenha o diploma, apresentar uma declaração da instituição com a data provável de defesa de tese).

  • Carta(s) de recomendação (conforme modelo) atestando a capacidade do candidato ao desenvolvimento de pesquisas em nível de pós-doutorado. Para candidatos recém-doutores, incluir carta do orientador de doutorado. Para candidatos que recentemente foram bolsistas DTI, PCI etc, incluir carta do supervisor. Para candidatos que fizeram pós-doutorado anteriormente, incluir carta do supervisor do pós-doutorado. A(s) carta(s) de recomendação deve(m) ser enviadas(s) pelos orientadores/supervisores diretamente para secretaria.pgser@inpe.br.

  • Caso o candidato possua vínculo empregatício, precisa apresentar uma declaração da instituição a qual é vinculado comprovando que o candidato terá afastamento de seu cargo para a realização do pós-doutorado. Após a avaliação da documentação pelo Conselho, se o pedido de pós-doutorado for aprovado, o pós-doutorado só poderá ser iniciado após o candidato entregar a carta de afastamento da instituição a qual tem vínculo.

Os documentos devem ser enviados em formato PDF, em arquivos separados, em mensagem única. No assunto da mensagem deve constar "Pós-doutorado PG-SER".