Fale Conosco
:: Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018 
A A A





Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Sensoriamento Remoto

Bolsas de estudos

Bolsas de Mestrado e Doutorado:

Todo ano temos disponíveis algumas bolsas de Mestrado e Doutorado (CAPES e CNPq) para os candidatos do nosso curso. Para se candidatar a uma bolsa, basta manifestar o interesse na Inscrição: Responder sim no campo "Você é candidato à bolsa de estudos via INPE?".

Para ingresso em março de 2019 (processo de seleção em 2018), teremos disponíveis 21 bolsas de mestrado e 6 de doutorado. O número de bolsas poderá ser maior caso algum docente consiga bolsa extra de projeto.

Bolsas de Doutorado para estrangeiros:

Os alunos estrangeiros possuem duas opções:

1) Podem se inscrever no nosso processo normal de seleção, e concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo curso.

2) Podem se candidatar a uma bolsa PEC-PG (Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação), ou outras bolsas semelhantes. No caso da PEC-PG, as informações constam na página http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg. Ficar atento ao prazo para submissão das inscrições. Qualquer dúvida entrar em contato com pecpg@capes.gov.br.

Para receber uma carta de aceite da PG-SER para se candidatar à bolsa PEC-PG (ou outra semelhante), o candidato deve enviar para o e-mail
secretaria.pgser
os documentos descritos a seguir, que serão analisados pelo Conselho do Curso (o Conselho precisa de no mínimo três semanas para dar um parecer):

• Histórico escolar de graduação e de mestrado completo (com os nomes das disciplinas por extenso, e do qual constem eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula do candidato, emitido como documento oficial, com carimbo e assinatura ou com código de autenticidade. O histórico escolar deve conter os critérios de aprovação (nota mínima) ou alternativamente declaração da Universidade informando quais são os critérios).

• Curriculum vitae

• Cópia da dissertação de mestrado

• 3 cartas de referência (ver modelo)

• Projeto de pesquisa (ver especificações)

• Ter o aceite de um orientador que seja docente da PG-SER (lista de docentes com respectivos CVs disponível em: http://www.inpe.br/pos_graduacao/cursos/ser/corpo_docente.php). Esse aceite significa que se o candidato for aprovado pelo Conselho de Curso, e que se conseguir a bolsa de estudo, o docente se compromete a orientar o aluno.

• Comprovante de exame de inglês recente (máximo de 2 anos) de TOELF, IELTS ou Cambridge, com nota mínima compatível com as especificadas na tabela abaixo.


Inglês (nível mínimo)
TOEFL IBT TOEFL ITP IELTS Cambridge Exam
79 550 6,0 CAE B2


Bolsas de Pós-doutorado:

Sempre que o curso tiver disponível alguma bolsa de pós-doutorado, as informações serão divulgadas aqui.

O Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto torna pública a abertura de inscrições para o Edital PNPD 2018 PG-SER, conforme cronograma abaixo, para a seleção de um (1) candidato ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), conforme o Regulamento constante do anexo I da Portaria CAPES Nº 086, de 03 de julho de 2013.

Cronograma Edital PNPD 2018 PG-SER
Etapas Datas
Período de inscrição De 19 de outubro a 19 de novembro de 2018
Divulgação dos resultados Até 15 de dezembro de 2018
Início de vigência da bolsa 1 de janeiro de 2019

RESULTADO Edital PNPD 2018 PG-SER