Fale Conosco
:: Segunda-feira, 22 de Abril de 2019 
A A A





Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Sensoriamento Remoto

Bolsas de estudos

Bolsas de Mestrado e Doutorado:

Todo ano temos disponíveis algumas bolsas de Mestrado e Doutorado (CAPES e CNPq) para os candidatos do nosso curso. Para se candidatar a uma bolsa, basta manifestar o interesse na Inscrição: Responder sim no campo "Você é candidato à bolsa de estudos via INPE?".

Para ingresso em março de 2019 (processo de seleção em 2018), teremos disponíveis 21 bolsas de mestrado e 6 de doutorado. O número de bolsas poderá ser maior caso algum docente consiga bolsa extra de projeto.

Bolsas de Doutorado para estrangeiros:

Os alunos estrangeiros possuem duas opções:

1) Podem se inscrever no nosso processo normal de seleção, e concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo curso.

2) Podem se candidatar a uma bolsa PEC-PG (Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação), ou outras bolsas semelhantes. No caso da PEC-PG, as informações constam na página http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg. Ficar atento ao prazo para submissão das inscrições. Qualquer dúvida entrar em contato com pecpg@capes.gov.br.

Para receber uma carta de aceite da PG-SER para se candidatar à bolsa PEC-PG (ou outra semelhante), o candidato deve enviar para o e-mail
secretaria.pgser
os documentos descritos a seguir, que serão analisados pelo Conselho do Curso (o Conselho precisa de no mínimo três semanas para dar um parecer):

• Histórico escolar de graduação e de mestrado completo (com os nomes das disciplinas por extenso, e do qual constem eventuais reprovações ou trancamentos de matrícula do candidato, emitido como documento oficial, com carimbo e assinatura ou com código de autenticidade. O histórico escolar deve conter os critérios de aprovação (nota mínima) ou alternativamente declaração da Universidade informando quais são os critérios).

• Curriculum vitae

• Cópia da dissertação de mestrado

• 3 cartas de referência (ver modelo)

• Projeto de pesquisa (ver especificações)

• Ter o aceite de um orientador que seja docente da PG-SER (lista de docentes com respectivos CVs disponível em: http://www.inpe.br/pos_graduacao/cursos/ser/corpo_docente.php). Esse aceite significa que se o candidato for aprovado pelo Conselho de Curso, e que se conseguir a bolsa de estudo, o docente se compromete a orientar o aluno.

• Comprovante de exame de inglês recente (máximo de 2 anos) de TOELF, IELTS ou Cambridge, com nota mínima compatível com as especificadas na tabela abaixo.


Inglês (nível mínimo)
TOEFL IBT TOEFL ITP IELTS Cambridge Exam
79 550 6,0 CAE B2