Fale Conosco
:: Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017  
A A A





Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Astrofísica

English

Português




Linhas de Pesquisa

As pesquisas na DAS estão atualmente estruturadas nas seguintes linhas:

Astrofísica de Altas Energias

Cosmologia

Astrofísica Óptica e Infravermelho

• Radiofísica

Física do Meio Interplanetário

Ondas Gravitacionais


Astrofísica de Altas Energias

O objetivo científico desta linha de pesquisa é o estudo de fontes cósmicas de radiação X e gama para um melhor conhecimento dos tipos de objetos e dos mecanismos de emissão responsáveis por essas radiações.

Cosmologia

O objetivo científico em Cosmologia é o estudo da Radiação Cósmica de Fundo em Microondas (RCFM) para entender os mecanismos responsáveis pela formação de estruturas (galáxias, aglomerados) no Universo.

Astrofísica Óptica e Infravermelho

Esta linha desenvolve pesquisa científica nas áreas da Astrofísica Estelar e Extragaláctica, utilizando dados observacionais fotométricos, espectroscópicos e polarimétricos na região visível e infravermelha do espectro eletromagnético. No contexto da Astrofisica Extragalactica são desenvolvidos projetos sobre as propriedades de galáxias elípticas em diferentes ambientes; grupos compactos e também sobre o estudo da história de formação estelar em galáxias a diferentes redshifts.

Radiofísica

Nesta linha são desenvolvidas pesquisas em astronomia galática, extragalática e relações solares-terrestres, fazendo uso de medidas na faixa das ondas de rádio do espectro eletromagnético.

Física do Meio Interplanetário

Esta linha de pesquisas tem como objetivo efetuar investigações da interação dos efeitos causados pelos fenômenos solares (erupções, "Coronal Mass Ejections" - CME - e filamentos eruptivos), que são responsáveis pela aceleração de partículas e geração de ondas de choque, e de sua propagação e interação com o meio interplanetário, a partir da atmosfera solar até a órbita de Júpiter.

Ondas Gravitacionais

O objetivo cientifico em Ondas Gravitacionais é o estudo do Universo pela observação das suas fontes emissoras de radiação no espectro gravitacional.