Fale Conosco
:: Sábado, 18 de Agosto de 2018  
A A A





Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!
Astrofísica

English

Português




Destaques

Curso de Pós-Graduação em Astrofísica

Adiante são apresentadas algumas produções acadêmica-científicas entre outras atividades que se destacaram nos anos mais recentes da existência do Curso de Pós-Graduação em Astrofísica do INPE.

2017

Docentes e discentes do Curso em Astrofísica do INPE participaram da detecção do evento GW170817, identificado como uma fusão de um sistema binário de estrelas de nêutrons

GW170817 é o primeiro evento observado em ondas gravitacionais com contrapartida em ondas eletromagnéticas observadas por mais de 70 observatórios. As ondas eletromagnéticas geradas vão desde a faixa rádio até a radiação gama.

Essa fusão de estrelas de nêutrons também gerou elementos químicos tão pesados como ouro. Ainda não é possível dizer, no entanto, se o resultado da fusão gerou uma outra estrela de nêutrons ou um buraco negro.

Ver também:
Prêmio Nobel de Física de 2018 tem participação de docentes e discentes do Curso em Astrofísica do INPE

O Prêmio Nobel de Física de 2018 foi anunciado dia 03.10, pela Academia Real Sueca de Ciências, distinguindo o alemão Rainer Weiss, de 85 anos, e os americanos Barry C. Barish, de 81 anos e Kip S. Thorne, de 77 anos, todos membros da colaboração LIGO (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro a Laser).

O único curso de pós-graduação no Brasil que teve docentes e discentes envolvidos na pesquisa deste Prêmio Nobel foi o Curso de Pós-Graduação em Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, SP.

Foram dois professores juntamente com dois estudantes de doutorado do curso. Eles também participaram da co-autoria de mais de 24 "papers", publicados sobre as primeiras detecções de ondas gravitacionais realizadas em jornais Qualis A, apresentando os resultados dessas detecções.

Todos eles receberam, juntamente com outros membros da colaboração científica LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory ), o Prêmio Avanço Especial em Física Fundamental (Special Breakthrough Price for Fundamental Physics), o Prêmio Gruber de Cosmologia de 2016 (2016 Gruber Cosmology Prize ), o Prêmio de Realização de Grupo, da Sociedade Astronômica Real de 2017 (RAS Group Achievement Award) e o Prêmio Princesa das Astúrias por Pesquisa Técnica e Científica de 2017 (Princess of Asturias Award for Technical and Scientific Research).

Com o anúncio, fica claro que a comunidade científica mundial reconhece como inaugurada a Astronomia de Ondas Gravitacionais, que deverá causar uma revolução no conhecimento que temos do Universo, com consequências para a Física e Astrofísica.

2016

Pela terceira vez um docente do Curso torna-se presidente da Sociedade Astronômica Brasileira

O docente Reinaldo Ramos de Carvalho é o novo Presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Seu mandato vai de 01 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2018.

Primeira detecção de ondas gravitacionais tem participação de docentes e estudantes do Curso em Astrofísica do INPE

O único curso de pós-graduação no Brasil que teve docentes/discentes participando das duas primeiras detecções de ondas gravitacionais, realizadas pelo aLIGO em 2015 e anunciadas mundialmente neste primeiro semestre de 2016, foi o Curso de Pós-Graduação em Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Foram dois professores juntamente com dois estudantes de doutorado do curso. Eles também participaram da co-autoria de 13 "papers", publicados nesse período em jornais Qualis A, apresentando os resultados dessas detecções.

Todos eles receberam, juntamente com outros membros da colaboração científica LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory ), o Prêmio Avanço Especial em Física Fundamental (Special Breakthrough Price for Fundamental Physics) e o Prêmio Gruber de Cosmologia de 2016 (2016 Gruber Cosmology Prize ).

As primeiras detecções de ondas gravitacionais marcam o início de uma nova astronomia: A Astronomia de Ondas Gravitacionais, que deverá causar uma revolução no conhecimento que temos do Universo, com consequências para a Física e Astrofísica.

Notícias do INPE relacionadas:

Ver também:
Academia de Ciências dos EUA destaca resultado de pesquisa do Curso

O artigo "The Influence of Quantum Vacuum Friction on Pulsars", de Jaziel Coelho, Jonas Pereira e José Carlos de Araújo, este docente do Curso, é publicado no prestigiado Astrophysical Journal e é destaque em revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (confira aqui: http://blog.pnas.org/2016/08/journal-club-friction-of-the-vacuum-could-slow-the-rotation-of-pulsars/ ).

A notícia sai também na Agência FAPESP por meio de matéria intitulada “Vácuo quântico estaria desacelerando a rotação dos pulsares e repercute em sites brasileiros diversos:

Notícia do INPE relacionada:

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4244

Visitas presenciais ao Miniobservatório Astronômico da DAS/INPE são reabertas com ajuda voluntária dos estudantes

O Miniobservatório Astronômico da DAS/INPE, sob responsabilidade do docente André Milone, possui um programa regular de visitas presenciais direcionadas a estudantes do ensino formal a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. As visitas ocorrem nos meses em que as condições do tempo meteorológico local são mais favoráveis, exceto julho (férias escolares). Mais informações clique aqui: http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/visitas.php

Notícia do INPE relacionada:

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4234

Docente participa de publicação de livro na editora Springer sobre formação de galáxias

O docente Reinaldo de Carvalho é um dos autores do capítulo “The Physics of Galaxy Formation and Evolution” do livro “From the Realm of the Nebulae to Populations of Galaxies - Dialogues on a Century of Research”, 2016, Springer, D'Onofrio, Mauro, Rampazzo, Roberto, Zaggia, Simone (Eds.) Mais informação aqui: http://www.springer.com/gb/book/9783319310046

2015

Artigo científico sobre detector de ondas gravitacionais recebe muitas citações

O artigo ‘Advanced LIGO’ publicado no periódico Classical and Quantum Gravity (The LIGO Scientific Collaboration et al. 2015 Class. Quantum Grav. 32 074001) recebe muitas citações de outros trabalhos desde sua publicação (citações em um total de 68 artigos até 01/11/2016). O artigo de co-autoria do docente Odylio Aguiar e dos discentes Márcio Constâncio Jr e Elvis Ferreira pode ser encontrado aqui: http://www.springer.com/gb/book/9783319310046

2014

Artigo sobre estrelas formadas por matéria estranha, de autoria de discente com docente, repercute na imprensa internacional

O artigo ‘PROBING STRANGE STARS WITH ADVANCED GRAVITATIONAL WAVE DETECTORS’, no periódico Monthly Notices Letters of the Royal Astronomical Society do estudante de doutorado Pedro Moraes e docente Oswaldo Miranda induz entrevistas em um site de divulgação científica e um periódico diário no exterior, além dum site nacional de difusão científica.

Leia as matérias aqui: http://www.space.com/27872-strange-matter-neutron-stars.html, aqui:http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2903181/Forget-dark-matter-STRANGE-matter-lurking-universe-entire-stars-it.html
e aqui:http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/0280_Estrelas_Estranhas_no_universo.html

Notícia do INPE relacionada:

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=3807

Docente do Curso é reconduzida presidente da Sociedade Astronômica Brasileira

A docente Adriana Valio é reconduzida como Presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Seu mandato vai de 01 de novembro de 2014 a 31 de outubro de 2016.

Docentes são autores de capítulos de livro sobre história da Astronomia no Brasil

Os docentes João Braga e Odylio Aguiar são, respectivamente, autores dos capítulos ‘Astronomia Espacial’ e ‘Ondas Gravitacionais’ do livro ‘História da Astronomia no Brasil’, Publicação MAST/MCTI, Cepe Editora e Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2014, Oscar T. Matsuura (Org.), Comissão Editorial: Alfredo T. Tolmasquim, Antonio Augusto P. Videira, Christina H. Barboza e Walter J. Maciel.

Detalhes são encontrados aqui: http://www.mast.br/HAB2013/

Notícia do INPE relacionada:

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=3975

2013

Discente com docente propõem um novo modelo para Via Láctea

A estudante de doutorado Priscilla Polido e o docente Francisco Jablonski publicam o artigo ‘A GALAXY MODEL FROM TWO MICRON ALL SKY SURVEY STAR COUNTS IN THE WHOLE SKY, INCLUDING THE PLANE’ no periódico Astrophysical Journal (Polido et al. 2013, ApJ, 778, 1, p32). O artigo pode ser acessado aqui: http://iopscience.iop.org/article/10.1088/0004-637X/778/1/32/meta

Artigo publicado por docente sobre função de massa das estrelas recebe muitas citações de outros trabalhos

O artigo ‘Systematic variation of the stellar initial mass function with velocity dispersion in early-type galaxies’ de co-autoria do docente Reinaldo de Carvalho (Ferreras et al. 2013 MNRAS Letters, 429, 1, L15) recebe muitas citações de outros trabalhos científicos (49 citações em 01/11/2016). Acesse o artigo na íntegra aqui: http://mnrasl.oxfordjournals.org/iência/429/1/L15 ]

2012

Satélite brasileiro em desenvolvimento pelo INPE estudará buracos negros

Experimento científico em raios X, satélite MIRAX, é destaque no jornal Folha de São Paulo. O projeto do experimento científico é liderado pelo docente João Braga. Acesse a matéria aqui: http://www1.folha.uol.com.br/iência/1072743-satelite-brasileiro-estudara-buracos-negros.shtml

Pela segunda vez um docente do Curso torna-se presidente da Sociedade Astronômica Brasileira

Um docente do Curso torna-se, pela segunda vez, Presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Adriana Valio é eleita Presidente da SAB. Seu mandato vai de 01 de novembro de 2012 a 31 de outubro de 2014. O primeiro docente a se tornar Presidente da SAB foi Thyrso Villela Neto. Seu mandato foi de 03 de agosto de 2000 a 02 de agosto de 2002.

Nascimento de buracos negros supermassivos tem modelo desenvolvido por docente do Curso

Novo modelo desenvolvido pelo docente Oswaldo Miranda e o discente Eduardo Pereira ajuda a explicar como surgiram esses colossos que habitam o centro das galáxias. Para saber mais clique aqui: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/o-nascimento-dos-superburacos-negros/

<Imageador astronômico multibanda espectral começa a ser desenvolvido pela Astrofísica do INPE

A docente Claudia Vilega lidera um projeto multi-institutucional, que visa projetar e construir um detector astronômico chamado SPARC4, que fará imagens e polarimetria em 4 bandas espectrais de modo simultâneo a ser instalado como facilidade observacional no Observatório do Pico do Dias , gerido pelo Labortatório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI).

Notícia do INPE relacionada:

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=3101

2011

INPE entra na colaboração LIGO

O Curso de Pós-Graduação em Astrofísica do INPE entra formalmente na colaboração internacional LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) em 28 de setembro de 2011. O INPE é a primeira instituição brasileira (e sul-americana) a fazer parte da colaboração LIGO.

2010

Doutorando em Astrofísica do INPE contribui para descoberta de órbitas inclinadas de exoplanetas

Métodos desenvolvidos por Eder Martioli sob orientação do docente Francisco Jablonski, doutorando do curso de pós-graduação em Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), contribuíram para identificar dois planetas que orbitam a mesma estrela mas em diferentes inclinações.

A descoberta do grupo de pesquisa do Observatório McDonald da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, acaba de ser publicada na versão online do Astrophysical Journal:

http://iopscience.iop.org/0004-637X/715/2/1203/ .

Mais informações clique aqui: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2200

Notícia do INPE relacionada:

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2200