:: Tera-feira, 12 de Dezembro de 2017
A A A

Pesquisadores

Dra. Emlia Correia

Informaes Gerais

Graduação: Fisica (1979), Universidade de São Paulo, Brasil.
Mestrado: Astrofísica (1983), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil.
Doutorado: Astrofísica (1989), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil.
Áreas de Atuação: Atualmente Pesquisador Titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, coordenador de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq/PROANTAR do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, coordenador de atividade de pesquisa do Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia Antrtico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador colaborador da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experincia na rea de Astronomia e Aeronomia, com nfase em Fsica Solar e alta atmosfera da Terra, atuando principalmente nos seguintes temas: sondagens rdio da ionosfera (VLF, ionossonda, GPS e rimetro), fsica solar, relaes solares-terrestres, clima espacial, cintures de Van Allen.

Informaes Complementares

E-mail: ecorreia@craam.mackenzie.br
Curriculum Lattes: visualizar



Dr. Hisao Takahashi

Informaes Gerais

Graduação: Fisica (1968), Universidade de Niigata, Japão.
Mestrado: Fisica (1970), Universidade de Niigata, Japão.
Doutorado: Geofísica Espacial (1980), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil.
Áreas de Atuação: Atualmente é professor titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Aeronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: atmospheric airglow processes, gravity waves and planetary waves, equatorial atmosphere dynamical coupling from troposphere to mesosphere-ionosphere.

Informaes Complementares

E-mail: hisaotak@laser.inpe.br
Curriculum Lattes: visualizar



Dr. Luciano Ponzi Pezzi

Informaes Gerais

Graduação: Meteorologia (1989), Universidade Federal de Pelotas, Brasil.
Mestrado: Sensoriamento Remoto (1993), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
Doutorado: Oceanografia Fisica (2003), University of Southampton - School of Ocean and Earth Sciences, Reino Unido.
Áreas de Atuação: Atualmente Pesquisador Associado, ligado a Coordenao-Geral de Observao da Terra (OBT). Atua tambm como pesquisador colaborador da Diviso de Modelagem e Desenvolvimento (DMD) do Centro de Previso de Tempo e Estudos Climticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) onde coordena o Grupo de Modelagem dos Oceanos (GMO). Chefe Substituto do Programa Antrtico do INPE. Tem experincia na rea de Estudos do Clima e Oceanografia Fsica, atuando principalmente nos seguintes temas: Interao Oceano-Atmosfera, Previso Sazonal Climtica, Estudos observacionais e numricos do Clima, Oceanografia Tropical e do Oceano Atlntico Sul. Tambm Editor Assistente da Revista Brasileira de Meteorologia (RBMet).

Informaes Complementares

E-mail: luciano@cptec.inpe.br
Curriculum Lattes: visualizar



Dr. Marcelo Sampaio

Informaes Gerais

Graduação: Engenharia (1989), Universidade do Vale do Paraiba, Brasil.
Mestrado: Engenharia Eletrnica, Dispositivos e Sistemas Eletrnicos (2002), Instituto Tecnolgico de Aeronutica - ITA, Brasil.
Doutorado: Engenharia Eletrnica, Dispositivos e Sistemas Eletrnicos (2007), Instituto Tecnolgico de Aeronutica - ITA, Brasil.
Áreas de Atuação: Atualmente Tecnologista Pleno do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais onde atua no grupo de Geomagnetismo, diviso de Geofsica Espacial. No programa Antrtico responsvel pelo desenvolvimento tecnologico e de instrumentao do projeto CRIOSFERA pelo Instituto nacional de Cincia e Tecnologia da Criosfera (INCT-CRIOSFERA). Grande experincia na rea de desenvolvimento eletronico e mecnico de instrumentao para estudos de monitorao ambiental e energias renovveis para laboratrios remotos de pesquisa.Engenharia Eltrica, com nfase em Circuitos Lineares e No-Lineares, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomagnetismo, GNSS, Transmisso de dados, Radnio, Geofsica nuclear, ISS, Microgravidade.

Informaes Complementares

E-mail: marcelo.sampaio@dge.inpe.br
Curriculum Lattes: visualizar



Dra. Neusa Maria Paes Leme

Informaes Gerais

Graduação: Física,
Mestrado: Radioastronomia e Física Solar (1986), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil.
Doutorado: Radioastronomia e Física Solar (2004), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil.
Áreas de Atuação: Atualmente Pesquisadora Titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experincia na rea de Geocincias, com nfase em Geofisica Espacial, atuando principalmente nos seguintes temas:anomalia magntica, precipitao de partculas na atmosfera, atmosfera antrtica, camada de oznio, radiao UV , mudanas climticas, gases do efeito estufa. Pesquisadora do Programa Antrtico Brasileiro desde 1984 e membro do CoNaPa - Comisso Nacional de Pesquisas Antrticas, representando a rea de Cincias Fsicas.

Informaes Complementares

E-mail: nleme@dge.inpe.br
Curriculum Lattes: visualizar



Dr. Plínio Carlos Alval

Informaes Gerais

Graduação: Física (1985), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Mestrado: Geofísica Espacial (1990), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil.
Doutorado: Geofísica Espacial (1995), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil.
Áreas de Atuação: durante o mestrado desenvolveu pesquisa relacionada a propagação de ondas de VLF na região Antártica, participando da primeira expedição de inverno na Estação Antártica Comte. Ferraz. No doutorado teve como tema o estudo da emissão de metano na região do Pantanal Sul Mato-grossense. Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desenvolvendo pesquisas envolvendo gases do efeito estufa, química atmosférica, ciclos biogeoquímicos, em especial do metano, óxido nitroso e do carbono. Também desenvolve projetos relacionados com a queima de biomassa e poluição urbana, a produção de ozônio e seus precursores. Realiza pesquisa utilizando várias plataformas, com equipamentos embarcados em aeronave, balões e estações fixas. É o responsável pelo Laboratório de Ozônio onde também são desenvolvidas pesquisas sobre radiação UV e camada de ozônio.

Informaes Complementares

E-mail: plinio@dge.inpe.br
Curriculum Lattes: visualizar



Dr. Ronald Buss de Souza

Informaes Gerais

Graduação: Oceanologia (1988), Universidade Federal do Rio Grande, Brasil.
Mestrado: Sensoriamento Remoto (1992), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil.
Doutorado: Oceanografia Física (2000), National Oceanography Centre, Southampton, Reino Unido.
Áreas de Atuação: Atualmente Pesquisador Titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e atua como chefe do Servio do Projeto Antrtico do INPE no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS) em Santa Maria, RS. pesquisador ligado ao PROANTAR (Programa Antrtico Brasileiro) e membro suplente do Comit Nacional de Pesquisas Antrticas (CONAPA) do Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT). o representante brasileiro no Polar Space Task Group (PSTG) da Organizao Meteorolgica Mundial (OMM). Tem experincia na rea de Oceanografia Fsica com nfase em processos de mesoescala, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto dos oceanos, oceanografia fsica do Oceano Atlntico Sul e Oceano Austral, instrumentao oceanogrfica, processos de interao oceano-atmosfera e sensoriamento remoto aplicado pesca. pesquisador associado dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: GOAL - Grupo de Oceanografia de Altas Latuitudes (FURG), GEOCLIM - Grupo de Estudos do Oceano e do Clima (USP) e Sensoriamento Remoto no Ambiente Costeiro (UFPR). Tem diversos trabalhos publicados em revistas especializadas da rea de oceanografia, sensoriamento remoto e cincias atmosfricas, atuando tambm como revisor de diversas revistas cientficas nacionais e internacionais. Participou de inmeros cruzeiros oceanogrficos em navios de pesquisa no Oceano Atlntico Sudoeste, ndico e na Antrtica. Atua como professor permanente dos cursos de ps-graduao em Sistemas Costeiros e Ocenicos da UFPR e de Meteorologia da UFSM, alm de colaborador no curso de Sensoriamento Remoto do INPE e de Biodiversidade Animal da UFSM. Coordena o Centro de Estudos de Interaes Oceano-Atmosfera-Criosfera do Instituto Nacional de Cincia e Tecnologia da Criosfera do CNPq.

Informaes Complementares

E-mail: ronald@dsr.inpe.br
Curriculum Lattes: visualizar