A A A
:: Domingo, 19 de Maio de 2024
Organização:    


Valid XHTML 1.0 Strict  CSS válido!

Sistema de Teste do BPC - Projeto FBM

Sistema de Teste do BPC (Brazilian Payload Computer) - Projeto FBM (French-Brazilian Microsatellite)


Objetivo

Avaliar as alterações necessárias na arquitetura Ferry-injection para atender as necessidades de validação de computadores de bordo.


Descrição

Arquitetura do Equipamento de Testes do Estudo de Caso

O sistema alvo de estudo foi o equipamento de testes do BPC o qual provêr os recursos necessários para desenvolvimento e testes do hardware e software do BPC. A figura a seguir mostra a arquitetura do equipamento de teste. A comunicação do equipamento de teste com o BPC é feita através da linha serial denominada OsLink da placa de desenvolvimento para transputer ou do OBC.




Legenda

  1. Conector de comunicação do OBC (Data e Housekeeping connector)
  2. Conector de sinais de testes
  3. Conector de sinais com os experimentos PDP e CPL
  4. Conector de sinais com os experimentos CBEMG, APEX e FLUXRAD
  5. Conector com a PDU
  6. Conector de distribuição de potência para os experimentos PDP, CPL, CBEMG e FLUXRAD
O Software do Equipamento de Testes, apresentado na figura abaixo, está distribuído no PC de teste 1, que contém a placa de desenvolvimento do Transputer, no PC de Teste 2, que contém a placa AD/DA, no PC de Teste 3 e no Simulador do Equipamento denominado OBC (On Board Computer).



Legenda

BDET - Banco de Dados do Equipamento de Testes
SOGA - Software para Geração de Pacotes de TM dos Experimentos
SOAT - Software de Análise de Telemetria
SOCA - Software de Controle da Placa AD/DA
SOSA - Software de Simulação do APEX
SOSI - Softwade do Simulador do OBC
SOTR - Software da Placa do Transputer
TM/TC Files - Arquivos com pacotes de TM e TC


Resultados

A arquitetura Ferry-injection-mp inclui comunicação multi-ponto e injeção de falhas de processador, é apresentada na figura a seguir:



O projeto da ferramenta FSofist-mp com tecnologia de orientação a objetos e padrões de projeto pode ser vista na figura abaixo:



Apesar da ferramenta FSoFIST-mp não ter sido implementada, a análise da Ferry-Injection-mp baseada em um sistema real do INPE, mostrou que o objetivo de adaptar uma arquitetura para sistemas espaciais que cobrisse testes multi-partes, que fosse modular, portátil e fácil extensão, foi alcançado.

Atualmente para cada sistema desenvolvido no INPE é necessário uma arquitetura nova e conseqüentemente uma ferramenta de testes, com a arquitetura Ferry-Injection e posteriormente a ferramenta FSOFIST-mp, esse problema não ocorrerá.

A maior dificuldade encontrada neste trabalho foi com relação a localização do injetor de falhas, porque não foi possível encontrar um método que pudesse cobrir as injeções de falhas de memória e de processador sem intrusividade no sistema alvo.

Como trabalho futuro prevê-se a aplicação da técnica boundary-scan para injeção de falhas no processador.


Publicações

Claudia dos Santos Silva. Uso de Arquitetura Ferry na Validação de Sistemas Embarcados. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada). Para mais detalhes clique aqui

Claudia dos Santos Silva; Martins, E.; Vijaykumar, N.L.. Utilização de Padrões de Projeto na Arquitetura da FSoFIST. Para mais detalhes clique aqui