O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
[Fechar]
Agora coloque o estilo dessa div.
English | Português

Conte sua História

A história do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é feita por todos aqueles que, direta ou indiretamente, participaram da vida e das atividades da instituição. Deixe registrado seu depoimento e contribua para a preservação da memória do Instituto e do Brasil.

A A A



"Biblioteca: como tudo começou

A Biblioteca do INPE iniciou sua trajetória por volta de 1963 quando o Dr. Fernando de Mendonça, diretor na época, voltou dos Estados Unidos. O primeiro prédio construído na Instituição (Prédio da CNAE) era onde funcionava a sala do diretor, uma suíte para acomodar visitantes, uma sala grande para a Biblioteca e outras salas como: laboratórios, centro de computação, dados de pesquisa, uma lanchonete e uma sala do fundo que era a do equipamento que ele trouxe dos Estados Unidos, a Estação de Rastreamento de Satélites. Esse prédio passou a abrigar a área de pesquisa em Meteorologia do INPE. Segundo o Dr. Mendonça, “era uma biblioteca muito especializada, tinha uma meia dúzia de publicações (Journal of Geophysical Research, Science, Journal of Atmospheric Sciences e Nature) conseguidas através de doações; e depois que começou, não podia parar a coleção [...]

O grupo inicial era formado por cinco ou seis pessoas. Eram poucos livros, mas foi crescendo. Em 1965, o Instituto já estava com quarenta pessoas mais ou menos e a Biblioteca já contava com uma sala cheia de estantes”. Era um grande desafio, já que o país não contava com boas bibliotecas especializadas, como existia no exterior. Ainda em 1966 foi contratada a primeira bibliotecária, a Sra. Icléa de Siqueira Vidal (1966-1971) - formada pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, cenário dos grandes mestres da Biblioteconomia do País -, para organizar a Biblioteca. A princípio ela trabalhou sozinha; com o tempo chegou uma auxiliar, Rosa Metre, depois substituída por Leda Lebrão. Hilton Silva e Célio trabalharam como auxiliares da faxina, do recolhimento dos livros nas salas de pesquisas etc. Formou-se depois e aos poucos, uma equipe de bibliotecários com: Lúcia Maria Sérgio Moreira, Hulda Olail de Carvalho, Amélia Shizuko Kojó, Ivete Maria Melare e Mayra Ribeiro Porto, sendo auxiliares Bernadete Granato e Avanildes Ferreira Castro. O primeiro prédio da Biblioteca do Instituto foi construído por volta de 1967, 447m2, projetado para abrigar o embrião daquele que seria um valioso acervo especializado na informação em Ciência Espacial no país; um espaço para o trabalho dos servidores, salas para pesquisadores e salas de leitura. A idéia de salas de leitura em frente ao computador foi pelo motivo de, na época, ser muito difícil ter terminais de computador espalhados; não havia ainda tecnologia para isso. O desejo era colocar um terminal em cada sala, que seria ligado ao computador (Burroughs) que ficava em frente às salas (área hoje ocupada pelo acervo) e ter um ambiente reservado para o pessoal escrever suas pesquisas, com um agradável e gostoso jardim de inverno com iluminação natural."


Marciana Leite Ribeiro




INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Av. dos Astronautas, 1758 - Jd. Granja - 12.227-010
São José dos Campos - SP - Brasil
+55 (12) 3208-6000
imprensa@dir.inpe.br
Copyright 2011© INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Atualizado em: 26/10/17
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.