INPE - 1989
-
É criada a SCT (Secretaria Especial da Ciência e Tecnologia) como órgão integrante da Presidência da República.
-
Início do Projeto PRODES – Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélites, com levantamento de dados anuais sobre a taxa do desflorestamento na Amazônia Legal.
-
Coordenação brasileira da colaboração INPE e NASA para registro de raios em satélites no espaço.
-
Criação do CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.
-
A Coordenação de Observação da Terra participa do Science Team do programa Earth Science Enterprise de definição dos objetivos científicos, carga útil e missões de calibração o qual culminou com o lançamento em 1999 das plataformas Terra e Aqua. Essa colaboração cientifica com a NASA permitiu o envio de pesquisadores da OBT a laboratórios da NASA para participação em projetos.
-
Contratação na indústria nacional dos painéis solares dos satélites CBERS-1 e CBERS-2.
-
Desativado o sistema de processamento de imagens IMAGE-100, adquirido pelo INPE em 1974, que por muito tempo foi o único sistema de processamento digital de imagens de satélite em operação no país.
Desativação do IMAGE-100, em novembro de 1989. Equipe da Divisão de Processamento de Imagens (DPI), do INPE São José dos Campos.
-
Chineses e brasileiros realizam estudos preliminares do satélite sino-brasileiro.
-
Brasil e Argentina assinam protocolo de cooperação bilateral para uso do espaço.
No Mundo
O
petroleiro norte-americano Exxon Valdez encalha num recife em Prince William Sound no Alaska, derramando 40 mil toneladas de crude que se espalhou ao longo de um raio de 1 770 quilômetros ao longo do Alaska
Petroleiro norte-americano Exxon Valdez.
Fonte: Ecomapa