INPE - 1985
-
O INPE deixa o CNPq e passa a ser subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
-
É criado o Laboratório de Ozônio para o estudo da distribuição deste gás na atmosfera terrestre e de gases associados ao efeito estufa.
-
O INPE oferece o 1º Curso Internacional de Sensoriamento Remoto.
-
É criado o ELAT – Grupo de Eletricidade Atmosférica, dando início ao estudo dos Raios no Brasil.
-
É realizado o Experimento da Troposfera Global na Camada Limite sobre a Atmosfera da Amazônia (GTE/ABLE) em colaboração com a NASA e outras organizações nacionais e estrangeiras. Este experimento deu continuidade às colaborações científicas com a NASA na área de ciências espaciais iniciadas nos anos 60.
-
Coordenação Brasileira do Amazon Boundary Layer Experiment (ABLE) do Global Tropospheric Experiment (GTE), colaboração entre NASA e INPE.
Participantes brasileiros e americanos do Experimento sobre a Troposfera Global, na Amazônia - GTE/ABLE
-
Divulgado os primeiros resultados de Interferometria de Linha de Base Longa (VLBI) envolvendo uma antena no Brasil (Observatório do Itapetinga, Atibaia, SP) e outra nos Estados Unidos (Haystack, Ma, USA) para observar uma intensa fonte de radiação (Quasar) localizadas a grande distância do sistema solar.
-
Participação brasileira em uma rede mundial de Radiotelescópios para rastrear uma sonda lançada na atmosfera de Vênus por uma nave Russa. Esse foi um dos primeiros experimentos de rastreio de uma sonda espacial em espaço profundo, utilizando técnicas de Interferometria de linha de base longa (VLBI) (http://www.mentallandscape.com/V_Vega.htm)
-
Inicia-se o projeto dedicado ao estudo da propulsão eletrostática e ao desenvolvimento de propulsores iônicos (PION) para propulsão secundária de satélites.
- Inicia-se o projeto PMAG com a construção de um pequeno experimento de constrição do plasma com campo reverso, operado até 1997. O objetivo deste projeto consistia em estudar a física relacionada ao confinamento magnético de plasma, bem como desenvolver técnicas de diagnóstico apropriadas para plasmas de alta temperatura.
No Mundo
• Cientistas do British Antarctic Survey anunciam pela primeira vez a descoberta de um buraco na
camada de ozônio sobre a Antártida, provocado por certas combinações químicas de cloro, flúor e carbono utilizadas na indústria de refrigeração e aerossóis.
• A ciência identifica o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), que já matou cerca de 1,8 milhões de pessoas em todo o mundo.
Camada de Ozônio.