INPE - 1984
-
O INPE participa de missão diplomática a China, na qual são estabelecidas as bases para a cooperação espacial entre as duas nações.
-
Lançamento do foguete Brasileiro SONDA III do IAE/CTA
Desenvolvido os primeiros experimentos de plasma espacial (densidade eletrônica, aeroluminescência, campos elétricos etc.) na Divisão de Aeronomia do INPE e lançado a bordo de um foguete Brasileiro SONDA III do IAE/CTA. Esses experimentos rederam dezenas de publicações em revistas científicas indexadas do mais alto nível e um livro intitulado "Experimentos Ionosféricos Utilizando Foguetes" , dezembro de 1997.
-
Desenvolvimentos de fotômetros, imageadores de aeroluminescência tanto para uso em solo como em experimentos embarcados em foguetes e satélites.
-
Criada a Divisão de Processamento de Imagens (DPI), que além do desenvolvimento de tecnologia, deveria estabelecer um programa de pesquisa e formação de pessoal, e projetos cooperativos com universidades e instituições públicas e privadas. Ao mesmo tempo, foi iniciado um programa acadêmico de formação de pessoal.
-
Testado o primeiro protótipo de micropropulsor monopropelente a hidrazina para futura aplicação em satélites de sensoriamento remoto.
-
Fabricação de detectores fotovoltaicos infravermelhos por epitaxia a partir da fase líquida (LPE), e comercialização de algumas unidades montadas em criostatos de nitrogênio líquido construídos no Laboratório Associado de Sensores e Materiais (LAS). Início da fabricação de lasers semicondutores infravermelhos com a mesma técnica.
-
Visita do astronauta Francis Scobee, piloto do último vôo do "Space Shuttle".
No Mundo
• A astronauta soviética Svetlana Savitskaya torna-se a primeira mulher a caminhar no Espaço numa experiência que durou mais de três horas fora da plataforma espacial Salyut7.
•
Baby Fae, um bebê norte-americano recém-nascido recebeu um transplante de coração de um babuíno. Faleceu apenas três semanas depois, e este caso desencadeou questões éticas que ainda hoje são discutidas.