INPE - 1962
-
Tenente Coronel Aldo Weber Vieira Rosa, Presidente do CNPq em seu gabinete de trabalho.
Toma posse em 22 de janeiro de 1962 a primeira diretoria do GOCNAE, na sede do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) no Rio de Janeiro.
-
Esta primeira década da história do INPE representa uma fase pioneira para o estabelecimento da infraestrutura física, formação de recursos humanos, criação e desenvolvimento de programas e projetos nas áreas de ciências espaciais, meteorologia, mecânica orbital, sensoriamento remoto e análise de sistemas. Nesse período foram criados e desenvolvidos projetos nas áreas de ciências espaciais e atmosféricas e geofísica (projetos MARE, MIRO, TELA, OBRA, LUME, SAFO, RADA/SOL, EXAME, RASA, SONDA e GEOS). Foram desenvolvidos projetos tecnológicos (ou de pesquisa aplicada) como o Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI), explorando a transmissão e conteúdos educacionais por meio de satélites de comunicações; Sensoriamento Remoto (SERE), para o levantamento de recursos naturais utilizando técnicas de sensoriamento remoto, e; MESA, com vistas ao estabelecimento de competência em meteorologia por satélites.
Visita à obras iniciais do GOCNAE pelo ministro da Aeronáutica. Araripe de Macedo; Aldo V. da Rosa (GOCNAE); George de Morais (IPD/CTA); Athos da Silveira Ramos e José Cândido (CNPq) em 1962.
No Mundo
O satélite de comunicações norte-americano
Telstar 1, em 1962, foi o primeiro capaz de transmitir sinais de televisão ao vivo e de telefonia entre a Europa e os Estados Unidos.