INPE - 2002
-
Assinatura de novo acordo de cooperação entre Brasil e China para o desenvolvimento dos satélites CBERS-3 e CBERS-4.
-
Inauguração, nas dependências do Laboratório de Integração e Testes, da Câmara Acústica Reverberante para testes vibro-acústicos em equipamentos de grande porte.
-
Lançamento do instrumento Sondador de Umidade Brasileiro (HSB) a bordo do satélite Aqua da NASA.
-
Primeiro registro de sprites no país.
-
Primeiro mapa de incidência de raios no país com base em dados de superfície e de satélite.
-
Entrada em operação do supercomputador NEC SX-6.
-
O INPE comemora vinte anos de atividades na Antártica.
-
Instalação da rede LISN (Low-Latitude Ionospheric Sensor Network) para medidas simultâneas de cintilações e conteúdo eletrônico total ionosférico usando sinais de GPS. O INPE e Boston College/USA com apoio do NSF (National Science Foundation) participam do projeto.
-
Instalação do primeiro radar da America Latina para estudos das bolhas ionosféricas. O radar FCI (FAPESP-Clemson-INPE) é fruto de um projeto apoiado pelo FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e de uma parceria entre INPE e a Universidade de Clemson-USA.
-
Experimento COPEX de colaboração entre o INPE e universidades e centros de pesquisas norte-americanos e brasileiros, para estudos das bolhas ionosféricas e suas fontes semeadoras.
-
Desenvolve-se uma técnica inédita de crescimento de filmes finos de carbono tipo diamante (DLC) para utilização com lubrificante sólido em aplicações espaciais e industriais.
No Mundo
No dia 20 de fevereiro (20/02/2002), registra-se um raro acontecimento matemático, um
minuto palíndromo, às 20:02.
Minuto palíndromo.