[Fechar]
Agora coloque o estilo dessa div.
English | Português

Tell your Story

The National Institute for Space Research history is done by all those who directly or indirectly participated in life and activities of the institution. Record your testimonial and contribute to preserving the memory of both Institute and Brazil.

A A A



"Quando ingressei no INPE em 1967, sob o ponto de vista científico o INPE se dedicava exclusivamente aos estudos da ionosfera. Meu mestrado, assim como os de quase vinte outros colegas nessa época foram no tema de estudos da ionosfera. Não havia nenhuma atividade científica no campo de estudos da meteorologia nessa época, tanto assim que os primeiros candidatos ao curso de mestrado e doutorado o fizeram no exterior e no INPE, que foi o caso, por exemplo, do Fausto Carlos e do Luiz Carlos Baldicero Molion. O projeto MESA era apenas um projeto pequeno de coleta de dados nessa fase inicial. Exceção foi a tese de mestrado do Roberto Vicente Calheiros, que foi feita nesse período (“Um método de reprodução de fotografias de satélites meteorológicos Calheiros, R. V.”, 1971 ).

O meu primeiro trabalho científico publicado em revista indexada, e um dos primeiros trabalhos científicos publicados pelo INPE em revista indexada, cujo tema foi estudos da ionosfera, foi MENDONÇA, F.; SOBRAL, J. H. A.; RAI, D. B. "Equatorial Atmosphere Measurements Obtained with the Sounding Rocket Grenade Experiment". Radio Science, 4(9), 741-750, 1969.

Podem verificar na lista de publicações iniciais do INPE a predominância dos trabalhos em ionosfera. Até hoje a produtividade científica da Ionosfera é uma das maiores do INPE.

Mais tarde chegou, sob a coordenação do Dr. Fernando de Mendonça, o então diretor-geral do INPE, o projeto Sensoriamento Remoto - SERE cujos primeiros passos foram dados pelo Dr. Mendonça no ano de 1968, porém com atividades muito limitadas. Devo lembrar que eu próprio fui nomeado diretor científico do SERE em 1973 e fiquei até, se não me engano o ano de 1975, quando chegaram, dos Estados Unidos o Dr. Aderbal com o grau de Ph.D. em Sensoriamento Remoto e o Dr. Ravindra Kumar sendo este com doutorado também em Sensoriamento Remoto pela Universidade de Purdue. O Dr. Kumar ficou aqui no Brasil de 1974 a 1979 regressando aos Estados Unidos no final do ano de 1979. Orientei algumas teses de mestrado do SERE nessa época tais como as do Mário Valério, Mustafá Nosseir, Luiz Toshio Takaki, Liu, Palestino.

Devo ressaltar que todos os projetos de grande porte, tais como os projetos GUARÁ, COPEX, BIME, Coloured Bubbles, Rocket Grenade Experiment, Exametnet, Satélite Científico etc tiveram ampla divulgação na imprensa. Eu próprio em muitas ocasiões dei pelo menos 40 entrevistas desses experimentos na imprensa falada e escrita (vários canais de TV, jornais de todo o Brasil), fato que comprova que os estudos da ionosfera são entendidos pelo público brasileiro. Por exemplo a minha mais recente entrevista foi no mês passado à revista Quatro Rodas, sobre o tema das bolhas ionosféricas."


José Humberto A. Sobral




INPE - National Institute for Space Research
Av. dos Astronautas, 1758 - Jd. Granja - 12.227-010
São José dos Campos - SP - Brazil
+55 (12) 3208-6000
imprensa@dir.inpe.br
Copyright 2011© INPE - National Institute for Space Research. All rights reserved.
Last updated: 10/26/17