O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
[Fechar]
Agora coloque o estilo dessa div.
English | Português

Tell your Story

The National Institute for Space Research history is done by all those who directly or indirectly participated in life and activities of the institution. Record your testimonial and contribute to preserving the memory of both Institute and Brazil.

A A A



"Biblioteca: como tudo começou

A Biblioteca do INPE iniciou sua trajetória por volta de 1963 quando o Dr. Fernando de Mendonça, diretor na época, voltou dos Estados Unidos. O primeiro prédio construído na Instituição (Prédio da CNAE) era onde funcionava a sala do diretor, uma suíte para acomodar visitantes, uma sala grande para a Biblioteca e outras salas como: laboratórios, centro de computação, dados de pesquisa, uma lanchonete e uma sala do fundo que era a do equipamento que ele trouxe dos Estados Unidos, a Estação de Rastreamento de Satélites. Esse prédio passou a abrigar a área de pesquisa em Meteorologia do INPE. Segundo o Dr. Mendonça, “era uma biblioteca muito especializada, tinha uma meia dúzia de publicações (Journal of Geophysical Research, Science, Journal of Atmospheric Sciences e Nature) conseguidas através de doações; e depois que começou, não podia parar a coleção [...]

O grupo inicial era formado por cinco ou seis pessoas. Eram poucos livros, mas foi crescendo. Em 1965, o Instituto já estava com quarenta pessoas mais ou menos e a Biblioteca já contava com uma sala cheia de estantes”. Era um grande desafio, já que o país não contava com boas bibliotecas especializadas, como existia no exterior. Ainda em 1966 foi contratada a primeira bibliotecária, a Sra. Icléa de Siqueira Vidal (1966-1971) - formada pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, cenário dos grandes mestres da Biblioteconomia do País -, para organizar a Biblioteca. A princípio ela trabalhou sozinha; com o tempo chegou uma auxiliar, Rosa Metre, depois substituída por Leda Lebrão. Hilton Silva e Célio trabalharam como auxiliares da faxina, do recolhimento dos livros nas salas de pesquisas etc. Formou-se depois e aos poucos, uma equipe de bibliotecários com: Lúcia Maria Sérgio Moreira, Hulda Olail de Carvalho, Amélia Shizuko Kojó, Ivete Maria Melare e Mayra Ribeiro Porto, sendo auxiliares Bernadete Granato e Avanildes Ferreira Castro. O primeiro prédio da Biblioteca do Instituto foi construído por volta de 1967, 447m2, projetado para abrigar o embrião daquele que seria um valioso acervo especializado na informação em Ciência Espacial no país; um espaço para o trabalho dos servidores, salas para pesquisadores e salas de leitura. A idéia de salas de leitura em frente ao computador foi pelo motivo de, na época, ser muito difícil ter terminais de computador espalhados; não havia ainda tecnologia para isso. O desejo era colocar um terminal em cada sala, que seria ligado ao computador (Burroughs) que ficava em frente às salas (área hoje ocupada pelo acervo) e ter um ambiente reservado para o pessoal escrever suas pesquisas, com um agradável e gostoso jardim de inverno com iluminação natural."


Marciana Leite Ribeiro




INPE - National Institute for Space Research
Av. dos Astronautas, 1758 - Jd. Granja - 12.227-010
São José dos Campos - SP - Brazil
+55 (12) 3208-6000
imprensa@dir.inpe.br
Copyright 2011© INPE - National Institute for Space Research. All rights reserved.
Last updated: 10/26/17
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.